quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Quanto vale a vida?

Ao começar do dia 20 de fevereiro de 2013, o adolescente boliviano Kevin Spada vivia a ansiedade de assistir pela primeira vez um jogo do seu time, o San José, no estádio. Mal sabia ele que seu dia não iria terminar. Um sinalizador assassino, disparado por torcedores organizados do Corinthians, iria interromper o curso de sua vida.

Naquele triste dia, 12 torcedores foram presos. Alguns com participação no acidente, outros porque foram escolhidos pela polícia boliviana à revelia. No final da história, ninguém pagou pelo crime.

Morte de Kevin completa um ano. Ninguém pagou pelo crime


Este blog condenou a prisão de alguns inocentes no caso. Afinal, é preciso que os verdadeiros culpados paguem pelos seus erros. De certo modo, me arrependi disso, pois parte desses "inocentes" continuam participando de arruaças nos estádios Brasil afora.

Ao completar um ano da morte de Kevin, nada mudou. Muito pelo contrário, só piorou. A torcida que sempre foi a maior força e orgulho do Corinthians tem sido protagonista de diversos atos de violência. E os culpados? continuam impunes.

Ninguém acreditou muito que o menor de idade que se apresentou como autor do disparo do sinalizador era o real culpado. E se a Justiça brasileira e boliviana não se deram muito ao trabalho de investigar, vamos permanecer sempre na dúvida.

O que não muda é que Kevin morreu. Sua vida foi interrompida por uma bárbarie que não deveria ocorrer no templo sagrado do futebol, o estádio. Afinal, ali é o local para celebrar o maior espetáculo do mundo, não para chorar uma vida perdida.

Ninguém pagou ou vai pagar pela vida daquele torcedor do San José. Mas sua família vai carregar pra sempre a dor da perda e da impunidade.

Esse triste cenário que, diariamente, grita em nossa cara "isso tem de acabar"vai se perpetuando pela impunidade e por vidas perdidas, nos deixando com aquele sentimento de vergonha, medo e impotência.

Como corintiana, gostaria muito que meu clube e mesmo minha torcida honrassem o nome deste jovem e pudessem dar à sua família um pouco de alento por sua dor – não só financeiramente, mas homenageando decentemente. Como cidadã, gostaria de ver atrás das grades os autores de crimes. Mas isso, infelizmente, é apenas um sonho! 

Descanse em paz Kevin!

Nenhum comentário:

Postar um comentário