segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A inesquecível invasão do Bando de Loucos



Os mais novos podem não saber, mas a torcida corinthiana invadiu o Rio de Janeiro e o Maracanã há exatos 35 anos. E essa inesquecível história do futebol nacional está sendo contada pelos jornalistas Igor Ojeda e Tatiana Merlino, no livro A Invasão Corinthiana.

A obra do casal visa resgatar esse acontecimento singular da história do mais popular clube paulista e sua relação inebriante com a Fiel torcida. É leitura obrigatória para os corinthianos de coração, mas também para os amantes do futebol.
O livro conta a história daquele 5 de dezembro de 1976, quando cerca de 70 mil corinthianos invadiram o Rio de Janeiro para apoiar seu time na partida única da semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano contra o favoritíssimo Fluminense de Roberto Rivellino (ex-reizinho do Parque), equipe conhecida na época como “Máquina Tricolor”.

Naquele lendário dia, estima-se que das 147 mil pessoas presentes no Maracanã, metade eram torcedores alvinegros. E o mais interessante: essas 70 mil pessoas se deslocaram até o Rio de Janeiro de todas as formas possíveis e imagináveis: de ônibus, trem, carro, avião, barco, bicicleta e até mesmo a pé para apoiar um Corinthians que amargava duas décadas sem t, mas cuja legião de seguidores não parava de crescer.

A obra baseia-se numa profunda pesquisa e em 30 entrevistas realizadas pelos autores, que tornam este livro um documento de memória e um registro histórico de como o futebol está entranhado na sociedade brasileira.
É interessante ver como as experiências de jogadores, jornalistas e torcedores que participaram daquele momento ajuda a costurar o feito histórico da torcida corinthiana com o contexto social e cultural vivido na época.


O lançamento é hoje, 5/12, a partir das 18h30, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915).

Nenhum comentário:

Postar um comentário