quinta-feira, 28 de julho de 2011

O futebol como ele deve ser


Os saudosistas de plantão vira-e-mexe reclamam da qualidade do futebol atual. Baseado em esquemas táticos e resultados o esporte perdeu a aura da magia que encantava os torcedores, tornando-se muito mais algo pragmático e praticamente sem graça.

É difícil não concordar com isso. Afinal, não existem mais jogadores ligados a um mesmo clube, as negociações movem montanhas de dinheiro e o torcedor assiste a tudo isso como mero espectador de um espetáculo falido em graça e diversão – na maioria das vezes, diga-se de passagem.

Porém, ontem os deuses da bola se vingaram de nós da melhor maneira possível, ou seja, nos presentearam com um dos maiores jogos de futebol de todos os tempos.

Para os torcedores mais novos que não viram Garrincha, Pelé, Didi, Leônidas, Zizinho, Sócrates, Zico etc., na noite passada puderam ter um flashback de como o futebol era e ainda deve ser.

Numa partida emocionante, Santos e Flamengo se enfrentaram pelo Brasileirão 2011 e o placar não mente sobre a grandiosidade do espetáculo: 4 x 5, fora o show de bola.

Em noite inspirada de Neymar e Ronaldinho Gaúcho, assistimos encantados e boquiabertos um duelo de gigantes como há muito não víamos no campeonato nacional. O talento e a ousadia ganharam espaço e renderam um espetáculo que só aqueles que viram sabem explicar o que foi.

Todos sabemos da força do Santos de Neymar, Ganso e cia. e sabíamos que seria jogo duro para um Flamengo invicto, mas sem brilho, já que o Brasil inteiro ainda esperava para ver o Ronaldinho Gaúcho de outrora brilhar em campo. E como tinha que ser, o craque resolveu brilhar.

Não dá determinar qual foi o lance mais bonito: o gol de Neymar ou a falta batida por R10? A genialidade do garoto ou do veterano?

Seria injusto determinar um ou outro. O fato é que Flamengo e Santos jogaram uma partida grandiosa tal qual suas histórias, presenteando saudosistas e novos torcedores como o melhor que o futebol pode apresentar.

Sorte de quem viu. É para guardar na memória as cenas do espetáculo, não importam as cores do seu coração, afinal, outro jogo como esse pode demorar muito para acontecer... Esperamos que não!

P.S. A capa do Lance! do Rio de Janeiro diz tudo sobre o que foi esse jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário