terça-feira, 19 de julho de 2011

A força de uma torcida



Futebol é sinônimo de paixão. Entretanto, o tamanho desse amor ao clube é maior ou menor devido a torcida.

Existem torcidas que cantam e vibram, mas há torcidas que amam. Esse é o caso da Fiel Torcida Corinthiana. E isso tem sido provado ao logo desses quase 101 anos de existência do clube.

O Corinthians ficou quase 23 anos sem conquistar um título. Adivinhe o que aconteceu? A torcida cresceu. E como religiosos em torno de um único santo, corinthianos peregrinaram de estádio em estádio até o derradeiro momento de alívio em 13 de outubro de 1977 quando puderam enfim gritar é campeão!

Um ano antes, os apaixonados alvinegros protagonizaram uma das maiores movimentações de torcida da história. A chamada Invasão Corinthiana aconteceu na semifinal contra o Fluminense pelo campeonato Brasileiro de 1976. Simplesmente 70 mil corinthianos viajaram até o rio de Janeiro para a apoiar a equipe.

E não fica por aí. Em, 2007, o Corinthians caiu para a segunda divisão. Sabe qual foi o grito da torcida? "Eu nunca vou te abandonar". E foi o que ela fez: lotou estádios apoiando o time, que voltou à primeira divisão batendo novo recorde: maior bilheteria da história do futebol nacional na segunda divisão.

Na noite de ontem, os torcedores corinthianos deram mais uma mostra do tamanho da força do "bando de loucos", provocando bug no Twitter, devido ao excesso de mensagens enviadas em desagravo à emissora de televisão norte-americana CNN.

Tudo por causa do jornalista Fareed Zakaria, que num artigo sobre o aquecimento da economia brasileira chamou o Corinthians de "pequeno clube de São Paulo". No texto, Zakaria especialista em assuntos de política externa, citou a proposta do Corinthians de US$ 55 milhões por Carlos Tevez, atual jogador do Manchester City, para exemplificar sua tese. Na opinião do jornalista, esse fato seria impensável até poucos anos atrás.  Até aí tudo bem, o escorregão foi se referir ao time do Parque São Jorge como "um pequeno clube de São Paulo".

A apaixonada torcida indignou-se e usou o site de mensagens instantâneas para  mostrar sua indignação utilizando a hashtag #corinthiansbiggerthancnn.

A movimentação foi tamanha, que o Twitter não comportou a quantidade de mensagens enviadas simultaneamente. Por volta das 23h30 o site ficou instável a hashtag corinthiana atingiu o 4º lugar em Trend Topics mundial e 1º lugar no Brasil.

CNN e Zakaria tiveram a prova da força de uma torcida. E, no dia seguinte, logo pela manhã, amenizou a situação retirando a palavra "pequeno" do texto.

Para uma torcida com 30 milhões de pessoas, capaz de crescer por mais de duas décadas sem títulos e levar 70 mil pessoas de um estado para outro para apoiar um time, dava para duvidar que isso acontecesse? Acho que CNN e Zakaria agora sabem que não!

2 comentários:

  1. Não sou Corintiano mas parabéns pela torcida que tem e pela união na defesa da instituiçao, a lamentar somente a falta de informação de uma emissora que devemos dizer que não é especializada em esportes, com um jornalista de outra área e que nem ao menos se dá ao trabalho de checar as informações antes de noticiá-las, o que é realmente lamentável!!!

    ResponderExcluir
  2. Flávio, cada vez mais no jornalismo as pessoas cometem erros como este por não checar as informações. Neste caso foi algo normal, mas lembre-se do caso da Escola de Base, quando a Folha de S.Paulo noticiou que havia professores pedófilos e a escola foi fechadas, os professores esculachados pela opinião pública e no fim a história não era verdadeira? Temos que ter muito cuidado para publicar uma notícia, sempre!

    ResponderExcluir